@MastersThesis{Arnoni:2014:InExPr,
author = "Arnoni, Leonardo Vinicius",
title = "Investiga{\c{c}}{\~a}o experimental de um propulsor
h{\'{\i}}brido usando polietileno e tetr{\'o}xido de
nitrog{\^e}nio",
school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
year = "2014",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
month = "2014-05-08",
keywords = "taxa de regress{\~a}o, propulsor h{\'{\i}}brido, tetr{\'o}xido
de nitrog{\^e}nio, UDMH, HDPE, regression rate, hybrid thruster,
nitrogen tetroxide, UDMH, HDPE.",
abstract = "Propulsores h{\'{\i}}bridos empregam propelentes em estados
f{\'{\i}}sicos distintos e armazenados separadamente. Apresentam
caracter{\'{\i}}sticas favor{\'a}veis em termos de
seguran{\c{c}}a de opera{\c{c}}{\~a}o, baixo custo de
desenvolvimento e confiabilidade em rela{\c{c}}{\~a}o a sistemas
propulsivos a propelentes s{\'o}lidos e a bipropelentes
l{\'{\i}}quidos. No entanto, os propelentes h{\'{\i}}bridos
convencionais apresentam taxas de regress{\~a}o relativamente
baixas, resultando em empuxos menores que os sistemas
convencionais. Assim, este trabalho apresenta uma
investiga{\c{c}}{\~a}o preliminar quanto ao uso de
tetr{\'o}xido de nitrog{\^e}nio e do polietileno de alta
densidade como propelentes h{\'{\i}}bridos. Para tanto foi
constru{\'{\i}}do e testado um propulsor h{\'{\i}}brido com
empuxo de 90N usando um gr{\~a}o monoperfurado
cil{\'{\i}}ndrico, inje{\c{c}}{\~a}o centr{\'{\i}}fuga e
igni{\c{c}}{\~a}o por um jato de UDMH. Foi constru{\'{\i}}da
uma bancada de testes especialmente adaptada para
avalia{\c{c}}{\~a}o das caracter{\'{\i}}sticas de
opera{\c{c}}{\~a}o do propulsor e determina{\c{c}}{\~a}o das
taxas de regress{\~a}o do par propelente. ABSTRACT: Hybrid
thrusters use propellants in different physical states, storage
separately. Exhibit favorable characteristics like safety, low
cost development and reliability over solid and liquid
bipropellant thrusters. However, the conventional hybrid
propellants have relatively low regression rates, resulting in
lower thrust than conventional thrusters. Thus, this work presents
a preliminary investigation on the use of nitrogen tetroxide and
high density polyethylene as hybrid propellants. Therefore a 90N
hybrid thruster, using a single port grain, a swirl injector and
an UDMH ignitor was developed and tested. A test bench was built
and specially adapted for evaluation of operating characteristics
of the hybrid thruster and determination of propellantīs
regression rate.",
committee = "Costa, Fernando de Souza (presidente/orientador) and Marques,
Rodrigo Intini and Barreta, Luiz Gilberto",
englishtitle = "Experimental investigation of a hybrid thruster using polyethylene
and nitrogen tetroxide as propellants",
language = "pt",
pages = "158",
ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3G8CM6L",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3G8CM6L",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}