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@MastersThesis{Arnoni:2014:InExPr,
               author = "Arnoni, Leonardo Vinicius",
                title = "Investiga{\c{c}}{\~a}o experimental de um propulsor 
                         h{\'{\i}}brido usando polietileno e tetr{\'o}xido de 
                         nitrog{\^e}nio",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2014",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2014-05-08",
             keywords = "taxa de regress{\~a}o, propulsor h{\'{\i}}brido, tetr{\'o}xido 
                         de nitrog{\^e}nio, UDMH, HDPE, regression rate, hybrid thruster, 
                         nitrogen tetroxide, UDMH, HDPE.",
             abstract = "Propulsores h{\'{\i}}bridos empregam propelentes em estados 
                         f{\'{\i}}sicos distintos e armazenados separadamente. Apresentam 
                         caracter{\'{\i}}sticas favor{\'a}veis em termos de 
                         seguran{\c{c}}a de opera{\c{c}}{\~a}o, baixo custo de 
                         desenvolvimento e confiabilidade em rela{\c{c}}{\~a}o a sistemas 
                         propulsivos a propelentes s{\'o}lidos e a bipropelentes 
                         l{\'{\i}}quidos. No entanto, os propelentes h{\'{\i}}bridos 
                         convencionais apresentam taxas de regress{\~a}o relativamente 
                         baixas, resultando em empuxos menores que os sistemas 
                         convencionais. Assim, este trabalho apresenta uma 
                         investiga{\c{c}}{\~a}o preliminar quanto ao uso de 
                         tetr{\'o}xido de nitrog{\^e}nio e do polietileno de alta 
                         densidade como propelentes h{\'{\i}}bridos. Para tanto foi 
                         constru{\'{\i}}do e testado um propulsor h{\'{\i}}brido com 
                         empuxo de 90N usando um gr{\~a}o monoperfurado 
                         cil{\'{\i}}ndrico, inje{\c{c}}{\~a}o centr{\'{\i}}fuga e 
                         igni{\c{c}}{\~a}o por um jato de UDMH. Foi constru{\'{\i}}da 
                         uma bancada de testes especialmente adaptada para 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o das caracter{\'{\i}}sticas de 
                         opera{\c{c}}{\~a}o do propulsor e determina{\c{c}}{\~a}o das 
                         taxas de regress{\~a}o do par propelente. ABSTRACT: Hybrid 
                         thrusters use propellants in different physical states, storage 
                         separately. Exhibit favorable characteristics like safety, low 
                         cost development and reliability over solid and liquid 
                         bipropellant thrusters. However, the conventional hybrid 
                         propellants have relatively low regression rates, resulting in 
                         lower thrust than conventional thrusters. Thus, this work presents 
                         a preliminary investigation on the use of nitrogen tetroxide and 
                         high density polyethylene as hybrid propellants. Therefore a 90N 
                         hybrid thruster, using a single port grain, a swirl injector and 
                         an UDMH ignitor was developed and tested. A test bench was built 
                         and specially adapted for evaluation of operating characteristics 
                         of the hybrid thruster and determination of propellantīs 
                         regression rate.",
            committee = "Costa, Fernando de Souza (presidente/orientador) and Marques, 
                         Rodrigo Intini and Barreta, Luiz Gilberto",
         englishtitle = "Experimental investigation of a hybrid thruster using polyethylene 
                         and nitrogen tetroxide as propellants",
             language = "pt",
                pages = "158",
                  ibi = "8JMKD3MGP5W34M/3G8CM6L",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP5W34M/3G8CM6L",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
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